terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cinco melhores livros de ficção cientifica que eu li e recomendo:

Olá caros visitantes, aqui vai uma lista com os melhores livros de ficção cientifica que tive a oportunidade de ler e recomendo a todos, espero que gostem:


1 - O Mundo Perdido, Michael Crichton (The Lost World)

"Caos em pleno funcionamento" Ian Malcolm - O Mundo Perdido 



Essa frase resume bem os acontecimentos do livro. O Mundo Perdido do mestre Michael Crichton é a continuação do best seller “Parque dos Dinossauros" e ambos deram origem aos filmes de Spielberg. 

Mas ao contrário do primeiro livro, "O Mundo Perdido" se passa em uma nova ilha, é mais voltado para o campo da biologia de campo, fala da evolução com a teoria da Rainha Vermelha, Richard Owen, Charles Darwin, Georges Cuvier, genética de populações, panspermia, ecologia, zoologia. Esses foram os motivos de ser o meu livro preferido, achei melhor que Jurassic Park

 É voltado principalmente para amantes das pesquisas de campos (exatamente como eu), presenciamos o comportamento e até a fisiologia dos dinossauros. É uma verdadeira aula de diversidade de "espécies extintas" em meio a ataques de dinossauros. Li o livro em exatos 4 dias, praticamente sem parar (458 paginas). Porque esse é o ritmo do livro, apesar de ter um altíssimo nível de conhecimento, é um livro que uma criança de dez anos pode ler tranquilamente, principalmente para iniciar no mundo da literatura de ficção cientifica.

Outro ponto que vale ressaltar, esse segundo livro é totalmente diferente do filme. O roteiro do livro é mais rico em conhecimento,  e não comete as gafes e erros do filme em relação aos dinossauros. Recomendadíssimo!


2 - Parque dos Dinossauros, de Michael Crichton (Jurassic Park)


"O Parque dos Dinossauros", excelente obra que há 16 anos influenciou de vez minha infância. Tudo começou pelo filme de Steven Spielberg, eu tinha 7 anos e vi na programação da TV que ia passar, esperei a noite toda para assistir, e é claro aquilo me encantou (principalmente o raptores) a partir dali começou minha paixão por dinossauros. Anos mais tarde conheci o livro que originou tudo...

A história de “Jurassic Park” pode até parecer absurda, clonar dinossauros através de seu DNA conversado em âmbar há milhares de anos. Mas a medida que você vai lendo e mergulhando na história, vê que é algo bastante plausível e terrível, a ciência não tem limites! Os personagens são inesquecíveis; John Hammond o velho e chato milionário dono do parque a da IGEN (empresa de engenharia genética), Dennis Nedry responsável pelo os caos no parque, os paleontólogos Dr. Alan Grant e Dr. Ellie Sattler, e o matemático Ian Malcom (melhor personagem), para ele a vida encontra um caminho para tudo e traz consigo a teoria do caos. Onde um simples erro pode levar os sistemas ao caos, e Malcolm acerta. Um parque jurássico com dinossauros clonado de verdade só podia dar errado. 


3 - O Cardume, de Frank Schätzing (Der Schwarm)

"A existência do homem é uma coincidência. Somos o resultado de um feliz acaso cósmico. Foram condições naturais favoráveis que possibilitaram o nosso surgimento, não a lógica."

Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos na Alemanha, "Der Schwarm" tornou-se um grnade fenômeno literário do país. Lançado em 18 países chegou no Brasil com o titulo de "O Cardume", o livro é raro aqui no Brasil com poucas copias tive a sorte imensa de encontrar a venda em um pequeno sebo universitário.

Foto: Dica literária: O Cardume, de Frank Schätzing 

"A existência do homem é uma coincidência. Somos o resultado de um feliz acaso cósmico. Foram condições naturais favoráveis que possibilitaram o nosso surgimento, não a lógica"

Sinopse: "Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos na Alemanha, "Der Schwarm" tornou-se o maior fenômeno literário do país.

Estranhos acontecimentos no oceano começam a inquietar os cientistas. Os eventos se sucedem com uma rapidez impressionante, colocando em evidência a incapacidade do ser humano diante das forças da natureza. Um dos melhores thrillers alemães dos últimos anos, "Der Schwarm"  foi lançado em 18 países e o estilo de Frank Schätzing é comparado ao de Michael Crichton autor de Jurassic Park"

A história é uma verdadeira viagem de conhecimento pelos mares e litorais do Peru, Noruega, França, EUA, Canadá, Japão entre outros países. O uso abusivo das atividades humanas nos mares é o estopim para que a natureza mostre seu lado fascinante e no mesmo tempo cruel e o caos entra em pleno funcionamento quando algo muito estranho começa a afetar a vida marinha e consequentemente a vida humana. 

Basta lembrar que o ser humano depende altamente dos mares, principalmente economicamente, com a pesca, a exploração de petróleo, o transporte de cargas pelas rotas marítimas. Os mares tão importantes economicamente, são depósitos de esgoto de várias cidades, o que ameaça toda biodiversidade que vive ao redor.

Outro fato bastante interessante é o fato do autor convidar para explorar as regiões abissais poucas exploradas, dizem que sabemos mais sobre o espaço sideral do que sobre o oceano. De fato, no espaço, a nossa movimentação e visão é melhor do que nos mares. Por exemplo, o telescópio Hubble vê galáxias desconhecidas sem nenhum tipo de problemas. Enquanto que nem os faróis com as luzes mais fortes e nem a luz do sol nos permitem reconhecer o mundo debaixo d'água. Um homem com uma roupa espacial consegue mover-se livremente em quase todo o espaço, mas um mergulhador mesmo com uma roupa de mergulho adequada e de alta tecnologia é espremido a partir de uma certa profundidade. Outros exemplos de tecnologia submarina, como Submarinos AUV e ROY todos eles funcionam apenas em certas condições o que dificulta a exploração de nossos oceanos.

O livro tem 900 paginas, mas a leitura é excelente!

4 - Linha do Tempo, de Michael Crichton - (Time Line)

"O professor Johnston costumava dizer que se você não sabia história, não sabia nada. Era uma folha que não sabia fazer parte de uma árvore."


Dessa vez Crichton leva o leitor ao passado, uma viagem especificamente ao tempo medieval, no tempo em que havia duelos de cavaleiros, sistema de feudalismo, a temível e cruel presta negra, (etc). O autor usa a física quântica, com os universos paralelos, e a teoria das cordas para explicar a "viagem no tempo". Como em todo livro de Crichton, ele levanta também polêmicas que todo historiador e físico vai criticar. A narrativa é emocionante, torna-se difícil conseguir para de ler, não tenho nenhum ponto negativo de relevância para acrescentar. Recomendo bastante a leitura, que é prazerosa e viciante. 

Ah, só é triste saber que adaptaram o roteiro para o cinema e o filme é um verdadeiro lixo.

5 - Encontro com Rama - Arthur C. Clarke

"Encontro com Rama fala de uma descoberta estarrecedora: um gigantesco corpo celeste com 10 trilhões de toneladas, chamado pelos astrônomos de Rama, está rumando diretamente para o nosso Sol em uma velocidade incrível. Uma sonda espacial é enviada e as primeiras leituras confirmam o impensável: Rama não é natural. O objeto voador é uma nave espacial. Como todas as tentativas de comunicação falham, é enviada uma missão ao seu encontro, com o objetivo de estabelecer o primeiro contato da humanidade com uma forma de vida alienígena"

Foto: dica de leitura: Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke 

"Encontro com Rama fala de uma descoberta estarrecedora: um gigantesco corpo celeste com 10 trilhões de toneladas, chamado pelos astrônomos de Rama, está rumando diretamente para o nosso Sol em uma velocidade incrível. Uma sonda espacial é enviada e as primeiras leituras confirmam o impensável: Rama não é natural. O objeto voador é uma nave espacial. Como todas as tentativas de comunicação falham, é enviada uma missão ao seu encontro, com o objetivo de estabelecer o primeiro contato da humanidade com uma forma de vida alienígena"

Leitura super recomendada!


E vocês, tem algum livro de ficção cientifica favorito, o que marcou sua vida? Já leu algum desses livros da lista? É só comentar logo abaixo.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito boas recomendações, obrigado pelas dicas de leitura.

Igor Nascimento disse...

Obrigado!

agradeço o comentário e a visita

Elencyr Donatti disse...

Melhores Livros de ficção:
1. DUNA (toda a serie 6 livros) de Frank Herbert, mais de 12.000.000 de livros vendidos.
2. FUNDAÇÃO - de Isaac Asimov.
3. o fim da Eternidade - Isaac Asimov.
4. O fim da Infância - Arthur C. Clarke.
5. Encontro com Rama (toda a serie) Arthur C. Clarke.

Tata stein disse...

adorei as recomendações, tanto que estou procurando para baixar o livro "Mundo perdido"
mas em todos os sites que tem, quando clico em baixar diz que foi excluído
SE tiver um link para postar ficaria agradecida!