Ripped: ibbins
O
que os filósofos têm a dizer aos educadores? Muito. A começar por
ajudar na compreensão dos papéis do professor e no desenvolvimento dos
alunos, os limites e as potências de sua atuação, além do que fazer para
melhorar suas práticas educacionais e pedagógicas.
Esta coleção traz
um dos filósofos e educadores mais reconhecidos do Brasil, Antônio
Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade
de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições à Educação de
pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Nietzsche e
Gramsci e outros.
Arquivo : 254 MB (254 MB)
Duração 0:25:35
Codec: AVI
Áudio:
Áudio:
Primeira Parte
Ep. 1 – Sócrates, Platão e Aristóteles
Ep. 3 – Nietzsche
Ep. 4 – Gramsci
Segunda Parte
Ep. 5 – Santo Agostinho e Santo Thomás de Aquino
Ep. 6 – Marx
Ep. 7 – Rousseau
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Ep. 8 – Descartes
Ep. 1 – Sócrates, Platão e Aristóteles
* Educação e o processo do homem rumo à perfeição
* A busca do sentido em nossas ações
* Sócrates e a defesa do conhecimento
* A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
* Entendimento, moral e virtude
* Platão: o Mundo das Idéias
* Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência
* O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média
* A busca do sentido em nossas ações
* Sócrates e a defesa do conhecimento
* A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
* Entendimento, moral e virtude
* Platão: o Mundo das Idéias
* Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência
* O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média
Citar
*
Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias
anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os
fenômenos
* Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento
* A ciência e a moral na escola
* As condições e a emancipação do sujeito
* Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento
* A ciência e a moral na escola
* As condições e a emancipação do sujeito
Ep. 3 – Nietzsche
Citar
* Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo
* Uma filosofia construida a marteladas
* A crítica à cultura decadente do mundo ocidental
* Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais
* Propondo a constituição de um homem superior
* A educação em busca da liberdade do espírito
* Uma filosofia construida a marteladas
* A crítica à cultura decadente do mundo ocidental
* Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais
* Propondo a constituição de um homem superior
* A educação em busca da liberdade do espírito
Ep. 4 – Gramsci
Citar
* O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos
* A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso
* O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade
* A educação, a ideologia e a contra-ideologia
* A educação como força de transformação
* Consciência teórica e vida real
* Atividade teórica e atividade prática
* A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso
* O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade
* A educação, a ideologia e a contra-ideologia
* A educação como força de transformação
* Consciência teórica e vida real
* Atividade teórica e atividade prática
Segunda Parte
Ep. 5 – Santo Agostinho e Santo Thomás de Aquino
Citar
Embora
Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e
Santo Tomás de Aquino retome à tradição aristotélica, de caráter
realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade -
formar o cristão.
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.
* Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo
* Escolástica
* Relação entre fé e razão
* As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
* O agir em conformidade com a essência
* Educação como purificação
* Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência
* A formação do homem espiritual
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.
* Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo
* Escolástica
* Relação entre fé e razão
* As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
* O agir em conformidade com a essência
* Educação como purificação
* Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência
* A formação do homem espiritual
Ep. 6 – Marx
Citar
O
pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas
áreas da atuação humana, desde filosofia, economia, sociologia, até a
educação.
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a tranformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.
* Historicidade de Hegel
* Materialismo histórico e dialético
* Categorias marxistas
* Filosofia da práxis
* Superação do capitalismo
* O papel da educação
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a tranformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.
* Historicidade de Hegel
* Materialismo histórico e dialético
* Categorias marxistas
* Filosofia da práxis
* Superação do capitalismo
* O papel da educação
Ep. 7 – Rousseau
Citar
Em
uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstrato,
Rousseau propôs uma visão radicalmente diferente e passou a pensar no
homem como um ser concreto e histórico. Preocupado com a felicidade dos
seres humanos, buscou saber o que tornava infeliz o homem, que julgava
nascer feliz e em harmonia com a natureza.
Rousseau acreditava que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e fazia uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a educação está no centro dessa construção.
* Revolução filosófica: o homem concreto
* O homem e a natureza
* Contrato Social
* Naturalismo e antropocentrismo
* Emílio: uma proposta de Educação
* Rousseau e a educação contemporânea
Rousseau acreditava que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e fazia uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a educação está no centro dessa construção.
* Revolução filosófica: o homem concreto
* O homem e a natureza
* Contrato Social
* Naturalismo e antropocentrismo
* Emílio: uma proposta de Educação
* Rousseau e a educação contemporânea
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Ep. 8 – Descartes
Citar
René
Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem
como lança as referências de uma nova educação, baseada no conhecimento
objetivo da realidade. Trata-se do conhecimento científico metódico e
criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de
agir, o caminho adequado da ação.
* Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método
* Dualidade do homem: Corpo e espírito
* Penso, logo existo
* A extensão dos corpos e a substância divina
* Bases da ciência e filosofia modernas
* Educação baseada no conhecimento objetivo da realidade
* Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método
* Dualidade do homem: Corpo e espírito
* Penso, logo existo
* A extensão dos corpos e a substância divina
* Bases da ciência e filosofia modernas
* Educação baseada no conhecimento objetivo da realidade
Download:
Episódio 1
http://c79efj.1fichier.com
Episódio 2
http://iqn0ia.1fichier.com
Episódio 3
http://g087uu.1fichier.com
Episódio 4
http://60re44.1fichier.com
Episódio 5
http://aadztl.1fichier.com
Episódio 6
http://uoxssb.1fichier.com
Episódio 7
http://spgj46.1fichier.com
Episódio 8
http://znyv9n.1fichier.com
Todos os crétidos via: http://www.docspt.com/index.php/topic,16429.0.html
15 comentários:
Muito me lembra Piaget!
Bem lembrado
post de deixar "o queixo caído",adoro documentários de filosofia.
Fantástico, muito obrigada ! O livro texto também deve ser ótimo, será que tem como conseguir para a gente ? Abraços !
nao consigo baixar
gente procurei muito este documentário para baixar mais nao acho em mais nem um lugar
alguém sabe onde posso encontrar?
Vou tentar postar novos links
Vou tentar postar novos links
Olá Igor boa tarde!
gostaria de saber se conseguiu os novos links para estes documentários
grande abraço e brigado pela atenção
Olá Marco, novos links já postados.
Infelizmente foi pelo rapidshare, está meio lento, mas só tem ele =/
nossa que bom que vc colocou
muitíssimo obrigado
porém tem um probleminha o link do dvd do Santo Agostinho e do Santo Tomás de Aquino esta quebrado. Tem como vc arrumar?
grande abraço
ah o arquivo do MARX ta com pau tb
Os links estavam ok, foi erro meu de digitação. Desculpa pela demora cara. Estão todos ok, obrigado pela compreensão =)
Coloco o link no navegador, vai para a página do Rapid Share, mas não tem arquivo... O problema é no meu navegador ou os arquivos não estão mais disponíveis?
P.S.: Gostaria muito do dvd sobre kant :)
Obrigada pela atenção.
Vou postar novamente, só ficar no aguardo. To com pouco tempo para o blog, mas breve postarei
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