sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fósseis urbanos


Fósseis urbanos
"Muitas cidades brasileiras convivem com a falta crônica de linhas de metrô mais extensas e funcionais. Porém, algumas grandes metrópoles do mundo não só possuem sistemas de metrô mais robustos como também todo um ecossistema de estações abandonadas, resquícios do passado esquecidos no subterrâneo.
Na semana passada, o Museu de Transportes de Londres ofereceu uma oportunidade rara para os admiradores da história urbana colocarem os olhos em um desses  ’dinossauros’ do transporte público: a estação Aldwych, em Londres - fechada em definitivo no anos 1990, mas com passagens desativadas desde 1917.  

image

Criada em 1907, a estação serviu de abrigo antiaéreo para a National Gallery na Primeira Guerra Mundial e para peças inestimáveis da Grécia Antiga do Museu de Londres durante o segundo conflito mundial, além de ter sido cenário para filmes como ‘V de vingança’ e ‘Desejo e reparação’. Ela é apenas uma das 40 estações e plataformas abandonadas do metrô londrino, conhecido como The tube, o mais antigo e um dos maiores e mais profundos do mundo. 

image

Na própria Londres, outras estações também têm seus segredos, mesmo as ainda ativas. Por exemplo, na Notting Hill Gate (abaixo) foi encontrada uma passagem de nível abandonada há mais de 50 anos, ainda com anúncios - agora vintage - dos mais recentes filmes de Rita Hayworth.

image

Estações abandonadas também não são um privilégio londrino. Outro sistema de metrô muito grande e antigo, o de Paris, também tem sua porção de estações-fantasma - a maioria abandonada após a segunda grande guerra (confira abaixo).

image
image

image

Mas talvez o caso mais conhecido e belo de todos seja o da City Hall Station, em Nova Iorque. Inaugurada em 1904, a estação deveria ser um dos pontos centrais da rede subterrânea novaiorquina. Porém, sua arquitetura elegante também se tornou um impeditivo para que ela pudesse acomodar trens modernos -  e a estação acabou fechada em 1945. Por sorte, seu requintado design não está completamente escondido das lentes nervosas dos turistas: as instalações preservadas ainda podem ser vislumbradas a partir de uma das linhas do metrô da cidade. 

image
image
image

Confira uma cobertura completa com mais fotos (via Daily Mail) da visita a Aldwych, leia mais sobre as estações esquecidas do metrô de Paris (via Sleepcity) e sobre a estação City Hall (via Daily Mail) e conheça outras estações de metrô abandonadas pelo mundo (via Urban Ghosts) - todos os links em inglês.
Se quiser conhecer mais fósseis de dinossauros da arquitetura mundial, vale conferir nossos posts aqui no Tumblr sobre o maior - e mais abandonado - acelerador de partículas do mundo e sobre um monumento soviético esquecido na neve

Via http://cienciahoje.tumblr.com/

Um comentário:

Julio Adari disse...

Oi amigo.
Por gentileza,quando puder atualize os links da série ´´Civilizações Antigas´´.
Desde já,obrigado.

http://discoveryblog-documentarios.blogspot.com.br/2010/09/documentarios-em-geral-civilizacoes.html