sábado, 3 de dezembro de 2011

Documentário PBS: Como nos Tornamos Humanos

 


 A evolução humana é tema deste documentário da produtora NOVA/PBS, que em três episódios examina recentes descobertas sobre nossos parentes hominídeos. De onde viemos? O que nos faz humanos, afinal? Há novas e estimulantes respostas a essas perguntas, que estão transformando a compreensão sobre nossos primeiros ancestrais. “Como nos Tornamos Humanos” traz entrevistas com renomados cientistas e imagens feitas nas escavações em sítios arqueológicos da África e da Europa. Ossos e fósseis ganharam vida de novo através das últimas tecnologias de efeitos especiais, assinadas pelo mesmo estúdio que produziu Guerra nas Estrelas. Até um paleoartista foi chamado para dar vida a cada hominídeo que aparece na série. E mais do que isso: para descobrirmos como eles viveram e como nos tornamos os seres pensantes e criativos que somos.

Dados:
Tamanho: 350-400MB
Codec:avi
Audio: Inglês
Legendas: já embutidas



 Epi.01- Os Primeiros Passos


São investigadas situações que nos separaram do tronco dos grandes macacos, a partir de descobertas como “Selam”, o fóssil quase completo de um Australopithecus afarensis.
Veja como o paleoantropólogo etíope Zeray Alemseged, que descobriu o esqueleto da jovem “Selam”, um hominídeo de 3,3 milhões de anos, passou cinco anos escavando no deserto antes de fazer seu famoso achado. Acompanhe as  imagens gravadas dessa busca determinada por um fóssil que ampliou poderosamente a compreensão da história humana. Pela primeira vez é possível acompanhar as mudanças de um crânio hominídeo e os estágios que ele passou até chegar às formas atuais. Por que existem saltos na evolução humana? A série explora uma intrigante teoria  segundo a qual mudanças climáticas críticas foram essenciais no processo de evolução humana.

megaupload


fileserve

 


Epi.02 - O Nascimento da Humanidade


O Nascimento da Humanidade, temos contato com o primeiro esqueleto que realmente se parece com o de um homem moderno – “O Garoto de Turkana” –, um exemplar do Homo erectus perfeitamente conservado.

 megaupload



fileserve






Epi.03 - O Ultimo Remanescente

 
 “Por que os Neandertais desapareceram à medida que o homem moderno dominou o mundo? Quem foram os misteriosos “Hobbits”, hominídeos com 90 centímetros de altura naturais da ilha de Flores?”

megaupload 

fileserve 










4 comentários:

jose disse...

Este documentário é, sem dúvida, um dos melhores que já tive oportunidade de assistir. Fiquei fascinado e envolvido com as diversas teorias e explicações científicas sobre a nossa origem, tudo de uma maneira coloquial e de fácil compreensão. Vale a pena assistir.
Um abraço

RPG disse...

Olá!
Obrigado pela iniciativa.
Se possível, gostaria de pedir a renovação dos links desse documentário.

Unknown disse...

por favor, reupem!!!
obrigado

Unknown disse...

por favor, reupem!!!
obrigado