quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Documentários em Geral: José Saramago (1997 e 2003)



Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em outubro de 1998, aos 75 anos. Entre seus livros estão os romances O “Ano da Morte de Ricardo Reis” (1984), “A Jangada de Pedra” (1986), “Todos os Nomes” (1997), e “O Homem Duplicado” (2002); a peça teatral I”n Nomine Dei” (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos “Cadernos de Lanzarote” (1994-7).
 Ateu e integrante do Partido Comunista Português, Saramago nasceu em 1922 em Azinhaga, uma aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses. Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção em uma editora.


Entrevista - 2003




fileserve





Entrevista 1997 

  


Português de Ribatejo onde nasceu em 1922, José Saramago já foi quase de tudo na vida, quando menino, queria ser maquinista de trem, mas foi ser ser mecãnico, serralheiro, desenhista técnico, funcionário público, jornalista, editor, escritor e até se elegeu num cargo equivalente a vereador em Lisboa numa curta carreira política. Uma vida tão diversificada e cheia de facetas num Portugal marcado pelo autoritarismo de Salazar que possivelmente explica a complexidade e variedade de seus temas.
A literatura de José Saramago no entanto, não dá destaque como membro do partido comunista português, ele costuma dizer que o ato de escrever, é apenas um ato e que seu partido político não é necessariamente competente em matéria literárea. Mas o engajamento do autor em causas sociais, está presente em sua obra e é manifestado mais recentemente na obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, cujo livro "Terra" ganhou o prefácio de Saramago, reconhecido como um dos mais importantes romancistas da lingua portuguesa na atualidade.
Além de escrever 26 livros, teve seus trabalhos traduzidos para diversos idiomas, uma indicação da universalidade de suas obras.

rapidshare 



fileserve

 



2 comentários:

jojopepe disse...

Na entrevista de Saramago de 1997, os 2 arquivos rar resultam num video incompleto, de mais ou menos 58 minutos. A entrevista toda deve ter uma hora e meia.

Igor Nascimento disse...

Olá, são 58 minutos mesmo